Mobile First: como o design responsivo interfere no seu site
- Ana Elisa Alves
- 12 de jun. de 2024
- 4 min de leitura
Atualizado: 18 de jun. de 2024
Em um mundo que cada vez mais o tráfego da web vem dos smartphones, o layout responsivo é fundamental para uma boa usabilidade do usuário.

Estamos vivendo em um mundo mobile first em que cada vez mais o tráfego da web vem dos smartphones por isso design responsivo é fundamental para boa usabilidade.
Já se passaram alguns anos desde que o Google anunciou que se concentraria em dispositivos móveis, mas ainda existem milhões de páginas que não têm o seu layout responsivo. O que atualmente é algo obrigatório e não mais uma opção.
Inclusive para quem deseja oferecer melhor experiência de usuário em seu site. Até porque em maio de 2021, o update Google Page Experience começa a valer. E a estabilidade visual do layout nas páginas é um dos critérios das métricas vitais da web .
Quer entender melhor sobre a importância do layout responsivo na abordagem mobile first? Continue lendo o conteúdo até o fim porque você vai ficar sabendo como influencia até em usabilidade.
O que é mobile first
De acordo com o Google Webmasters Blog, a indexação do mobile-first significa que o buscador usa a versão mobile do conteúdo para a indexação e classificação, para ajudar melhor os usuários — principalmente dos smartphones — a encontrarem o que estão procurando.
Isso porque não fazia mais sentido indexar primeiro e posicionar melhor páginas otimizadas para desktop quando a maioria dos usuários navega mesmo é pelo celular.
Vale lembrar que se a página não tem versão mobile, ela não é prejudicada. Apenas quem só cuida da versão para computadores e negligencia a versão para dispositivos móveis que sofre penalizações do Google.
Como mobile first impacta os sites em termos de design?
Bom, isso significa que seu site deve ser responsivo. Isso porque o design responsivo não oferece apenas uma experiência de navegação otimizada.
Ele obtém uma boa classificação em dispositivos móveis e desktops porque o design muda para se ajustar ao tamanho da tela do usuário. Ou seja, é uma questão de usabilidade.
Design responsivo e usabilidade
Antes de falarmos sobre algumas das etapas envolvidas na transformação de um site estático em um responsivo, vamos ver alguns pontos com as quais os usuários se preocupam quando se trata de um site:
A grid do site deve ser fluida, com medidas proporcionais em vez de fixas;
Textos e imagens flexíveis;
Defina pontos em que seja possível fazer alterações no design;
A usabilidade do site deve ser boa em todos os dispositivos.
Tenha em mente que o design responsivo não é para fazer os elementos caberem em uma tela, é também para manter seu site com uma boa usabilidade.
Como última etapa, teste seu site em diferentes dispositivos e em vários navegadores. Assim você vai garantir que seu conteúdo seja feito corretamente.
Mobile first, site responsivo e criação de conteúdo para telas menores
Lembre-se: seu conteúdo deve ser responsivo, assim como seu design. A primeira etapa para tornar o conteúdo responsivo é entender o comportamento e as preferências de seu usuário. Confira algumas dicas importantes:
O conteúdo deve ser bom o suficiente para que os usuários role (scroll) a tela para ler mais e compartilhe em alguma rede social.
Existem várias formas de conteúdo: Gifs animados, vídeos, artigos, memes, imagens de alta qualidade e infográficos. Use todos os tipos! Seu site atende visitantes de diversos interesses, então para não excluir nenhum deles, certifique-se de cobrir todos os pontos.
Títulos curtos fazem seus usuários lerem mais rápido. Sim, um título forte é importante, mas você também deve se lembrar que tem apenas cerca de 5 segundos para convencer seu visitante a continuar lendo. Você realmente quer desperdiçá-lo com um título excessivamente longo? Então, mantenha-o forte e curto.
Dispositivos diferentes às vezes podem significar expectativas ou necessidades distintas do usuário. Seu conteúdo deve refletir isso.
Para finalizar, independentemente da quantidade de trabalho que você colocou em seu conteúdo, o feedback é fundamental. Você precisa saber com qual conteúdo seus visitantes mais se envolvem. Fique por dentro de tudo!
Dicas de SEO sobre design responsivo:
Ferramenta Mobile Friendly testa a compatibilidade do site com dispositivos móveis
O Google oferece uma ferramenta de teste compatível com dispositivos móveis, que analisará o seu site e fornecerá recomendações para melhorá-lo.
Porém, fique atento: essa ferramenta ajuda você a atender aos padrões de design do Google, mas isso não significa que seu site está perfeitamente otimizado para uma experiência móvel.
Use o Google Search Console ao seu favor
Teste como o bot do Google vê seu site com o recurso Buscar e renderizar (Fetch and render) no Google Search Console. Você pode testar formatos de desktop e smartphones para ver como um usuário humano e o bot do Google verão seu site.
Conclusão
A abordagem do mobile-first é exatamente o que parece: projetar para a menor tela e ir trabalhando para as telas maiores. É uma das melhores estratégias para criar um design responsivo ou adaptável.
Se o seu site for bom em um dispositivo móvel, ele será bom em todos os dispositivos.
Mais importante, porém, é que a abordagem que prioriza o celular (mobile-first) também é a que prioriza o conteúdo (content-first). Os smartphones têm maiores limitações, como o tamanho da tela e, consequentemente, sua largura.
Muito obrigada por ter lido até aqui! ❤
Quer falar comigo?
Me envie uma mensagem.
Comments